DOCUMENTOS

Biblioteca de Arquivos

Há tempos vimos defendendo que o ideário da Higiene Mental e da Eugenia ressoa sobre diferentes práticas e encaminhamentos da atualidade. Todavia, o que pensavam, o que propunham os higienistas e eugenistas brasileiros do início do século XX? Suas concepções e propostas acerca de vários assuntos ficaram registradas em obras reconhecidamente raras. Essas obras – seja pela sua concentração em poucas bibliotecas no país, seja pelo próprio processo de degradação do material – não estão acessíveis à maioria da população, impedindo sua necessária socialização. 

Sendo um dos compromissos do GEPHE o resgate histórico como via de construção de um olhar mais crítico sobre os saberes e as práticas sociais vigentes, compartilhamos algumas dessas obras em forma de textos digitalizados. Esperamos, com isso, favorecer novas reflexões e análises para que outros intelectuais e pesquisadores, tal qual os higienistas e eugenistas, também possam deixar suas pegadas na história.

Cabe registrar aqui os agradecimentos à Maria Lucia BoariniRaquel Terezinha Luiz, Camila Zamboni Oliveira, Rhuana Ramos dos Santos Marques, Renata Heller de Moura e Renata Cristina Marques Bolonheis Ramos, que não mediram esforços para que tal projeto pudesse ser viabilizado pelo GEPHE.

 

 Dentre os materiais disponíveis para consulta em nossa Biblioteca de Arquivos, temos:

- Arquivos Brasileiros de Higiene Mental (ABHM): principal meio de divulgação de grande parte da produção teórica dos integrantes da Liga Brasileira de Higiene Mental (LBHM), dos quais dispomos de edições que vão do período de 1925 a 1947.

- Arquivos Paulistas de Higiene Mental (APHM): material elaborado pela Liga Paulista de Higiene Mental (LPHM), dispondo de edições dos anos de 1928, 1929 e 1930.

- Boletim de Eugenia: editado em propaganda do Instituto Brasileiro de Eugenia, com edições dos anos 1929, 1930 e 1931.

- Primeiro Congresso Brasileiro de Proteção à Infância: Realizado no Rio de Janeiro, de 27 de Agosto a 5 de Setembro de 1922, por ocasião das festas do Centenário da Independência.
 
- Anais do Primeiro Congresso Nacional de Saude Escolar: Realizado em São Paulo, de 21 a 27 de Abril de 1941, quando da passagem do Terceiro aniversário do Governo de Sua Excelência, o Sr. Dr. Adhemar de Barros, na Interventoria Federal, em São Paulo.
 
 
Assim, entendendo que a Biblioteca de Arquivos é resultado de um árduo trabalho conjunto, pedimos a vocês pesquisadores que, ao utilizarem esse material como referência, citem o GEPHE como fonte.