APRESENTAÇÃO
O programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPI foi aprovado na 92ª.reunião do CTC/CAPES – realizada nos dias 11 e 12 de julho/2006 - Portaria MEC 1.140 DOU 10/09/2008, obtendo o conceito 3.
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia apóia-se, paralelamente, em pesquisas concluídas ou em desenvolvimento no Departamento de Psicologia e nos trabalhos realizados em projetos de pesquisas, iniciação científica, ensino, extensão e em monografias elaboradas em cursos de especialização, a partir de diferentes perspectivas teóricas.
O objetivo do Programa é ampliar nos mestrandos sua compreensão da sociedade brasileira na qual identificam-se desigualdades econômicas e sociais a serem enfrentadas , supondo a Psicologia, como ciência e profissão, capaz de contribuir para as transformações necessárias, tendo em vista a constituição do sujeito e sua historicidade.
As definições do perfil e objetivos pretendidos pelo PPI conduz à área de concentração Constituição do Sujeito e Historicidade, cuja proposta prima pela valorização da historicidade e parte da idéia de que o sujeito só se constitui no encontro com o outro, seja ele a outra pessoa, sejam as instituições. E é nesse encontro que localizamos o objeto da Psicologia, um encontro datado, marcado pelo seu momento histórico. Trata-se, portanto, de apontar a historicidade dos fenômenos, das teorias psicológicas e da própria construção do ser humano, objeto da psicologia.
Dessa área de concentração originam-se três linhas de pesquisa:
a) Psicanálise e Civilização
b) Epistemologia e Práxis em Psicologia
c) Processos Educativos e Práticas Sociais
Atualmente o corpo docente é composto por 12 professores do Departamento de Psicologia da UEM .
A duração do curso de mestrado é de um período mínimo de 18 meses e de no máximo 24 meses.