OBJETIVOS DO PROGRAMA
O investimento na Educação é compreendido como a alternativa mais significativa no enfrentamento e alteração dos desafios propostos para o desenvolvimento do indivíduo em diferentes contextos em que pertence ou atua.
A Psicologia, como ciência e profissão, tem sido, freqüentemente, solicitada a participar deste enfrentamento, por meio da elaboração e construção de instrumentos e/ou técnicas aplicáveis à obtenção de mudanças significativas nos mais diversos contextos sócio-culturais de populações que carecem das habilidades mínimas fundamentais para o seu pleno desenvolvimento.
Com esta perspectiva, este programa propõe-se a expandir o universo conceitual de profissionais de Ciências Humanas em geral e, sobretudo, de profissionais da área de Psicologia. Dirige-se a professores-pesquisadores assim como a profissionais cujo trabalho é o da aplicação direta do conhecimento psicológico. A idéia de expansão conceitual diz respeito à desconstrução e construção de saberes e isso feito por meio, principalmente, de sua localização no tempo e na sociedade, considerando-se a sua historicidade. Supõe-se que a capacidade de localizar os conceitos nas formas de sua produção permite ampliá-los e recriá-los.Trata-se, então, de preparar o pesquisador, o professor e o profissional psicólogo para a universalidade e a crítica. (1) Universalidade no que diz respeito à capacidade que tenha esse sujeito de, diante do particular, o regional, por exemplo, poder colocá-lo dentro de perspectivas amplas e teóricas. (2) A competência crítica relaciona-se, neste caso, à possibilidade de desconstruir e construir conceitos, tendo em vista, sobretudo, que eles são datados e respondem ao seu momento de criação e aplicação, podendo ser superado de acordo com as condições históricas. Por fim, objetiva-se a ampliação dos conhecimentos da graduação em Psicologia, por meio da integração com as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação.
O profissional formado, portanto, deverá apresentar habilidades e competências científicas imprescindíveis para a capacidade de universalidade e crítica, a execução e acompanhamento de atividades de pesquisa e ensino universitários.